quinta-feira, dezembro 18, 2008

Eurodiaconia

Joel Hasse Ferreira apresentou uma comunicação e participou no debate sobre "O papel da legislação europeia na organização, financiamento e fornecimento de serviços sociais de qualidade", no Seminário organizado pela Eurodiaconia nas instalações da Comissão Europeia em Bruxelas.
Nesse debate, moderado pelo Dr. Jorge César das Neves, intervieram também Martin Ahbe e Concetta Cultrera,, técnicos da Direcção Geral do Emprego da Comissão Europeia.
O eurodeputado Hasse Ferreira chamou a atenção para a necessidade de garantir no plano europeu, a acessibilidade e a qualidade dos serviços prestados nas áreas sociais, quer na saúde quer na protecção social. Referiu a actual existência de indicadores de qualidade para a prestação de serviços sociais, elaborados no quadro dos trabalhos desenvolvidos pelo Conselho Económico e Social bem como pelas Mutualidades Francesas. Sublinhou a necessidade de uma maior clarificação jurídica, no plano europeu, dos Serviços Sociais de Interesse Geral, no sentido defendido pelo Parlamento Europeu, bem como pelas Presidências francesa e portuguesa.
A terminar, saudou o relevante trabalho desenvolvido pelas organizações da Eurodiaconia, muitas das quais conseguiram atravessar, mantendo a chama da solidariedade social, as negras noites das ditaduras totalitárias ditas de esquerda ou direita, as quais oprimiram durante décadas povos do ocidente e do leste europeu.