quinta-feira, setembro 18, 2008

Joel Hasse Ferreira preside a Conferência sobre Cenários Energéticos para a Europa

Joel Hasse Ferreira co-presidiu à Conferência "Futuros Sistemas Energéticos na Europa", uma iniciativa destinada a debater os resultados, obtidos no final da terceira fase da construção dos cenários Energéticos para 2030 na Europa. Este estudo foi realizado pelo Danish Board of Technology , por decisão e encomenda do Painel de Avaliação das Opções Científicas e Tecnológicas e Científicas (STOA) do Parlamento Europeu., trabalho de investigação coordenado pelo eurodeputado socialista. Moderou também o primeiro painel de debate subordinado ao tema "Apresentação de Cenários Energéticos para a Europa de 2030", onde foram oradores o especialista em questões energéticas Anders Kofoed-Wiuff e o cientista dinamarquês Kenneth Karlsson.
Foram abordados possíveis métodos e tecnologias energéticas que poderão ser um investimento futuro para a criação de energia limpa e eficiente com impactos socio-económicos igualmente vantajosos.
Esta Conferência, uma iniciativa organizada no âmbito do Painel STOA, estrutura do Parlamento Europeu, teve como objectivo dar a conhecer aos eurodeputados, diplomatas, funcionários das instituições europeias, académicos e especialistas, os resultados positivos deste estudo coordenado e sugerido por Hasse Ferreira.
Segundo o Eurodeputado socialista Joel Hasse Ferreira, " é sempre importante discutir estas matérias nas reuniões do Painel STOA, a evolução dos projectos e estudos de pesquisa. Mas penso que para mostrar uma maior abertura à comunidade científica e tecnológica foi importante realizar este trabalho distinto nesta estrutura parlamentar ". Hasse Ferreira é da opinião que "diante deste panorama existe a necessidade de mudar sistemas insustentáveis de regimes energéticos e acordar como escolher uma mistura de soluções tecnológicas energéticas do futuro para atingir sistemas energéticos robustos e sustentáveis. Os cenários serão a plataforma para o debate sobre os futuros desafios e oportunidades no campo energético na Europa ".