quarta-feira, setembro 17, 2008

Hasse Ferreira participou no Congresso da APImprensa, no Maputo

Joel Hasse Ferreira apresentou, no Maputo, no Congresso da APImprensa, uma comunicação sobre o modelo europeu de desporto, as relações entre o desporto e os meios de comunicação social, abrangendo ainda os impactos económicos e sociais do fenómeno desportivo.
No quadro da sua apresentação, focou a importância do relatório Mavromatis, o qual integra um conjunto de recomendações políticas e legislativas para a Comissão Europeia e para os Estados-membros. No animado debate que se seguiu, o eurodeputado referiu a importância que o Parlamento, neste âmbito, dá à questão do género dando-se particular atenção ao acesso de mulheres a posições de decisão no desporto, a uma adequada cobertura mediática das actividades desportivas femininas e à intransigência que deve haver quanto às tentativas de, com pretextos culturais ou religiosos, se impedir as crianças do sexo feminino de participarem na natação e noutros desportos.
Hasse Ferreira focou ainda a importância dos serviços desportivos de interesse geral, tema que veio a ser retomado no debate alargado com os congressistas. Sublinhou também a importância do trabalho voluntário no sector do desporto, o que veio a ser reforçado pelo orador seguinte, o Dr. Diogo Guia. Neste âmbito, o eurodeputado socialista referiu ainda a iniciativa que recentemente dinamizou com mais quatro colegas eurodeputadosm de diferentes Estados-membros e de vários grupos parlamentares, no sentido de 2011 vir a ser estabelecido como o Ano Europeu do Voluntariado.
No painel moderado pelo Prof. Landerset Cardoso, referiu ainda o eurodeputado que interessa clarificar o estatuto do desporto no direito comunitário, no que se refere a aspectos como o estatuto dos agentes dos jogadores e os direitos de transmissão audiovisual. Joel Hasse Ferreira sublinhou ainda que, na óptica dos eurodeputados, o desporto pode desempenhar também um papel relevante no que toca à integração social quer de migrantes quer de pessoas portadoras de deficiência.
A questão do direito dos meios de comunicação social terem acesso a eventos desportivos de interesse público foi outro dos aspectos abordados pelo eurodeputado, que defendeu o direito do público em receber essa informação.
Antes de terminar, referiu o impacto económico do desporto, a eventualidade de criação de uma “conta europeia satélite” para o desporto bem como a necessidade de se fazer uma avaliação mais rigorosa do “contributo do desporto para o PIB europeu”, para o crescimento e o emprego, bem como para o desenvolvimento regional e globalmente para a Estratégia de Lisboa. A terminar, elogiou a actuação da APImprensa e do seu Presidente João Palmeiro, no plano nacional, europeu e internacional. No final da intervenção, Joel Hasse Ferreira foi contactado por alguns jornlistas portugueses e deu uma entrevista à TV SOICO, o maior canal privado de Moçambique.
Intervieram também no Congresso personalidades como o Ministro Augusto Santos Silva e os Ministros moçambicanos dos Negócios Estrangeiros, do Turismo, bem como o da Juventude e Desportos, além do Secretário de Estado Laurentino Dias e do Vice-ministro moçambicano da Juventude e Desporto. Responsáveis sul-africanos das áreas dos Media e do Desporto apresentaram a cuidada programação para o campeonato do Mundo de futebol de 2010. Outros painéis foram moderados pelo Prof. Carlos Correia da Universidade Nova de Lisboa e pela Dra. Teresa Ribeiro, tendo também um papel relevante no Congresso Dra. Julieta Langa.
O Presidente de Honra do Congresso António Almeida Santos, teve nele um papel muito activo, enquanto o Presidente da Agência LUSA, José Manuel Barroso se dirigiu aos congressistas, fundamentando as razões do apoio da Lusa a este Congresso. Os trabalhos contaram também com a presença da eurodeputada Jamila Madeira.