quarta-feira, março 11, 2009

Hasse Ferreira interveio no Plenário do Parlamento Europeu sobre a situação na Qimonda.

"Sr. Presidente,

Comissário,

Caros colegas,

A difícil situação na empresa Qimonda foi agravada pela emergência da actual crise financeira e económica mundial. O Governo Português tem feito tudo o que julga adequado e útil para ajudar a resolver a situação. Estamos convictos de que o Governo bávaro saberá também actuar com grande sentido de responsabilidade neste domínio. Salvar as instalações de Munique terá um impacto decisivo nas unidades de Vila do Conde e Dresden.

O próprio Ministro português Manuel Pinho, afirmou o grande interesse "em viabilizar esta empresa tão importante para Portugal e para a Europa", referindo que "a Qimonda pode ser uma empresa competitiva a nível mundial".

Sr. Presidente,

Manter-se-ão os esforços do Governo de Portugal no sentido de uma solução que garanta a viabilidade da empresa. Esperamos que os Governos alemães (no plano federal e estadual) se empenhem na resolução deste problema.

Quanto a mim, gostava de voltar a sublinhar a importância estratégica da manutenção deste tipo de indústria em território europeu. Que nenhum Executivo nacional ou estadual cometa o erro de deixar que esta empresa possa fechar instalações e liquidar postos de trabalho no território da União.

Caros colegas,

Nós compreendemos a necessidade de ajudar à reestruturação dos grandes grupos da indústria automóvel. Mas os fundos da União e as energias da Comissão Europeia não se podem esgotar nessas ajudas.

Caro comissário,

Empenhar a Comissão no apoio à Qimonda, superando as possíveis falhas de comunicação, é o apelo que fazemos ao Comissário Vladimir Spidla, ao qual nos ligam laços de trabalho e de solidariedade política e ao Presidente Barroso, que não esquecerá nunca que é nosso compatriota e de uma parte significativa dos trabalhadores da Qimonda.

Devemos salientar que o Presidente Cavaco Silva, na Alemanha, afirmou que existia "uma nova esperança" relativamente à Qimonda e temos ainda que referir a importância do próprio sector económico em que a Qimonda actua. Temos em conta que o Governo português se manifesta disponível para apoiar a Qimonda "com aquilo que for necessário", atendendo à dimensão económica do país.

Senhoras e Senhores,

Ajudem-mos a salvar a Qimonda!

O tempo urge!"