terça-feira, fevereiro 20, 2007

Turquia: maior atenção aos progressos realizados no domínio dos direitos das mulheres

Na opinião do Deputado Joel Hasse Ferreira, o processo de avaliação do cumprimento pela Turquia dos critérios de adesão à União Europeia "obriga a uma avaliação frequente dos progressos realizados, nomeadamente no domínio dos direitos humanos".

Nesse contexto, uma atenção especial deve ser dedicada "à situação dos direitos das mulheres", para que "ainda mais progressos se possam verificar nesta importante área". Segundo Joel Hasse Ferreira, que se pronunciou sobre este tema no decorrer da Sessão Plenária do PE, existem mesmo várias soluções que a Turquia poderá implementar para promover a condição feminina. O eurodeputado destacou as seguintes recomendações, constantes de um Relatório aprovado pelo Parlamento Europeu: a criação de incentivos aos parceiros sociais para uma maior participação das mulheres no diálogo social, o convite às autoridades turcas para criarem um regime de monitorização do abandono pelas jovens do sistema escolar e a criação de um sistema de quotas que garanta a representação equitativa das mulheres nas listas eleitorais.

De acordo com Hasse Ferreira, "seria ainda importante instruir os juízes para passarem a punir severamente os chamados crimes de honra e os casamentos forçados". O eurodeputado do PS chamou ainda a atenção para "a necessidade de se realizar uma ampla campanha que promova a imagem da mulher na Turquia enquanto agente e elemento económico e social".

Sexta-feira 16 de Fevereiro de 2007