sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Hasse Ferreira anima a Conferência "A Dimensão Social na Europa – Os Serviços Sociais de Interesse Geral"

Por iniciativa da Câmara Municipal do Montijo, da Universidade de Lisboa e do eurodeputado Joel Hasse Ferreira (membro da Comissão de Emprego e Assuntos Sociais e do PE, relator parlamentar sobre os Serviços Sociais de Interesse Geral), foi realizada no passado dia 26 de Janeiro no Montijo a Conferência "A Dimensão Social na Europa – Os Serviços Sociais de Interesse Geral". A Presidente da Câmara abriu este debate.

Com a participação da Dra. Maria de Belém Roseira presidente das Mutualidades Portuguesas, da Dra. Maria José Constâncio, Presidente da APOCEEP (Associação Portuguesa do Centro Europeu com Participação Pública e /ou de Interesse Económico Geral) e do Professor Miguel Santos Neves do Instituto de Estudos Estratégicos Internacionais foi destacado o papel de relevo do eurodeputado Joel Hasse Ferreira no Relatório sobre Serviços Sociais de Interesse Geral.

Com o objectivo de clarificar o processo de construção deste relatório o Deputado ao Parlamento Europeu sublinhou a necessidade de um quadro jurídico claro neste domínio bem como a importância dos Serviços Sociais de Interesse Geral para garantir a coesão económica, social e territorial da União Europeia.

Referiu também o aumento global do emprego neste sector e o interesse no apoio a uma nova formação profissional dos trabalhadores voluntários e remunerados neste domínio. Focou ainda a necessidade de respeitar a diversidade de organização dos SSIG e de garantir o adequado financiamento destes serviços, pelos poderes locais, regionais e nacionais, bem como, para empresas conscientes das suas responsabilidades sociais. A terminar, explicou a sua proposta da convocação de um Forum, animado pelo PE, envolvendo organizações sociais europeias, bem como representantes da Comissão e do Conselho, que podem acompanhar e influenciar o desenvolvimento deste processo.

Sexta-Feira 02 de Fevereiro de 2007