sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Hasse Ferreira anima debate sobre "Economia e Solidariedade Social"

A convite da representação da Toscânia em Bruxelas e do grupo parlamentar ALDE (Aliança dos Liberais e Democratas Europeus), Joel Hasse Ferreira animou o debate na Conferência "Economia e Solidariedade Social", numa iniciativa que contou com a presença de parlamentares europeus de diferentes grupos políticos e representantes do Ministério da solidariedade italiana. A maioria dos participantes eram autarcas, responsáveis regionais e membros de organizações sociais da Toscânia.

Abordando a questão social na União Europeia desde a génese da sua construção, o deputado socialista português referiu que a criação de um mercado interno não se poderá sobrepor ao princípio da solidariedade, elemento essencial para o projecto europeu. A Estratégia de Lisboa na sua dimensão social foi também um dos pontos da sua intervenção, defendendo que o descurar das questões sociais da própria agenda europeia gerou um descontentamento dos cidadãos europeus, acabando por se reflectir em votos referendários negativos relativamente ao tratado constitucional, um instrumento fundamental para o aprofundamento da dimensão social da União Europeia.

A importância dos serviços sociais de interesse geral e a sua ligação ao Modelo Social Europeu foi outro dos temas abordados, a par da ideia de Hasse Ferreira, que reúne fortes apoios institucionais, da convocação de um Forum social europeu, envolvendo as instituições europeias e os parceiros sociais.

Sexta-Feira 09 de Fevereiro de 2007