sexta-feira, julho 06, 2007

Joel Hasse Ferreira na defesa de mais inclusão social na UE

Joel Hasse Ferreira participou na Conferência "As realidades Sociais das Regiões Europeias", organizada pela Plataforma Trans-regional Europeia para a Inclusão Social (RETIS). A RETIS é uma instituição política criada por poderes locais e regionais no sentido de contribuir para a construção de uma Europa Social. Esta instituição é reconhecida pela Comissão Europeia, no âmbito do trabalho realizado pela UE no combate à exclusão social.

O tema em destaque na Conferência foi a " nova realidade social europeia" que será um dos temas em discussão na próxima reunião do Conselho Europeu agendada para Outubro, sobre os auspícios da Presidência Portuguesa da UE. O eurodeputado socialista Joel Hasse Ferreira interveio no painel relativo à "inclusão social activa e serviços sociais e de saúde de interesse geral", como relator do Parlamento Europeu para os Serviços Sociais de Interesse Geral, pilar fundamental do Modelo Social Europeu.

Segundo Hasse Ferreira "um instrumento fundamental para o combate à exclusão social é o rendimento mínimo que garante um nível de vida aceitável ao trabalhador, e ao mesmo tempo a aposta nas qualificações profissionais da população activa o que permite a mudança do posto de trabalho que melhor satisfaça as suas necessidades e expectativas ".

O eurodeputado socialista referiu ainda que "o diálogo social, envolvendo os parceiros sociais, sindicatos, empresas e o poder político à mesma mesa é fundamental para aumentar os níveis de confiança na economia e para a satisfação dos deveres socais na União Europeia". No sentido de contribuir para o diálogo social europeu, Joel Hasse Ferreira referiu que a convocação do Fórum sobre Serviços Sociais de Interesse Geral, em 17 de Setembro em Lisboa, organizado pela Presidência Portuguesa da UE, após deliberação do PE com base no relatório da autoria do eurodeputado socialista, será certamente uma boa contribuição para o desenvolvimento do diálogo social que se pretende mais activo.

Sexta-feira, 6 de Julho 2007