sexta-feira, julho 06, 2007

Joel Hasse Ferreira faz balanço da Estratégia de Lisboa na área social

Joel Hasse Ferreira foi um dos oradores da Conferência "A Estratégia de Lisboa: Contrapeso Regulador ou Cavalo de Tróia da Globalização?" promovida pelo Instituto de Protecção Social Europeia (IPSE) em Lisboa.

O eurodeputado socialista Joel Hasse Ferreira foi um dos oradores no painel que abordou o tema da Solidariedade como valor que marca a identidade da UE. Referiu que "a Estratégia de Lisboa corresponde à consolidação não só do processo de competitividade europeia mas também da concretização dos valores da solidariedade interna à União". Afirmou ainda que "a agenda de Lisboa combina crescimento económico com solidariedade social, procurando alcançar objectivos nestas vertentes que são complementares, às quais se junta a vertente ambiental". Referiu, neste contexto, que"a Europa é a única região do mundo onde a união política se constrói não só pela integração económica mas também pelos mecanismos de solidariedade".

No mesmo painel intervieram Maria de Belém Roseira, ex-ministra da Saúde e da Igualdade de Género, actual Presidente das Mutualidades Portuguesas, o eurodeputado democrata-cristão húngaro Csaba Öry e a irlandesa Laura Dagg, secretária geral do movimento Europa.

Esta Conferência contou também com as intervenções de decisores políticos e empresariais, académicos, jornalistas e especialistas de assuntos sociais. O Ministro Vieira da Silva foi convidado para intervir na sessão de abertura, ao lado do Dr. Silva Lopes, Presidente do Montepio Geral e do Presidente do IPSE.

Sexta-feira, 6 de Julho 2007