sexta-feira, julho 13, 2007

Debate sobre flexigurança em Oeiras

Por iniciativa da Fundação Friederich Ebert e do Instituto Ruben Rolo, realizou-se em Oeiras um encontro de sindicalistas para debaterem a flexigurança.

No Painel inicial do debate sobre flexigurança, o eurodeputado Joel Hasse Ferreira apresentou as suas perspectivas sobre o assunto. Abordou as mutações económicas e tecnológicas, a aceleração da inovação, as mudanças dos sistemas de gestão e as novas formas de organização do trabalho. Referiu ainda a importância da formação profissional inicial de trabalhadores e a relevância da "aprendizagem ao longo da vida".

A propósito do funcionamento dos mercados de trabalho e da evolução das carreiras dos trabalhadores, referiu o recente Encontro do CEDEFOP, em Salónica, onde se aprofundou a necessidade de apoiar os trabalhadores na gestão das suas carreiras.

Segundo Joel Hasse Ferreira "é preciso ter em conta o esbatimento do conceito clássico do posto de trabalho. Como é preciso também analisar os factores sociais, culturais e políticos na resistência à mudança"

Intervieram também no Encontro, para além dos organizadores, o presidente da Federação Europeia dos Trabalhadores do Mar, Eduardo Chagas, o secretário-geral da UGT, João Proença e dois dirigentes sindicais espanhóis.

Sexta-feira, 13 de Julho 2007