sexta-feira, julho 13, 2007

Encontro Europeu de Deficientes com o apoio da Presidência Portuguesa

O eurodeputado Joel Hasse Ferreira participou na sessão de abertura do Encontro Europeu de Deficientes, realizado em Lisboa, com o apoio da Presidência Portuguesa da União Europeia. Intervieram também o Presidente do Fórum Europeu da Deficiência, o presidente da Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) e representantes do Governo.

Segundo Hasse Ferreira "o que visamos, realmente, é a igualdade de oportunidades em todos os domínios, e temos de estar conscientes de que 10% da população europeia tem uma deficiência, ou seja, cerca de 50 milhões de europeus, cujos interesses os delegados presentes representam e defendem. Não pode haver desculpas, economicistas ou pseudo-estéticas, que impeçam a utilização dos frutos da evolução tecnológica na prevenção das incomodidades provocadas pelas deficiências."

O eurodeputado socialista defendeu ainda que "apesar da legislação e dos regulamentos em vigor, a melhor comodidade e simples acessibilidade das pessoas com deficiência era, frequentemente, e ainda hoje é, embora menos, esquecida ou ignorada no desenho urbano e dos edifícios. No que se refere aos Serviços Sociais de Interesse Geral, englobando a Saúde, é claro que as pessoas com deficiências, têm que ser devidamente apoiadas e usufruírem de serviços com a maior qualidade possível".

Os exemplos dados, nas áreas urbanas e nos domínios fabris, sensibilizaram os participantes, oriundos de toda a Europa e portadores de diversos tipos de deficiências.

Sexta-feira, 13 de Julho 2007