quinta-feira, julho 26, 2007

Hasse Ferreira em reuniões com Presidência da UE

O eurodeputado socialista Joel Hasse Ferreira reuniu duas vezes esta semana com o Ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, e com o Secretário de Estado do Comércio, Fernando Serrasqueiro, no âmbito do acompanhamento e debate da Presidência portuguesa nestas áreas, sendo o primeiro Deputado a intervir na reunião da comissão do Mercado Interno e da Protecção dos Consumidores no Parlamento Europeu. Hasse Ferreira solicitou esclarecimentos sobre os objectivos e os resultados esperados do próximo Conselho Informal da Competitividade, o que foi cabalmente esclarecido pelo Ministro Manuel Pinho. Quer o Ministro, quer o Secretário de Estado responderam de forma precisa às numerosas perguntas suscitadas por diversos Deputados dos principais grupos parlamentares. A política Europeia para as Pequenas e Médias Empresas, enquadrando-se nas prioridades para a Estratégia de Lisboa, o papel essencial da inovação, o turismo europeu, o bom funcionamento do Mercado Interno e a segurança do consumidor europeu foram matérias que estiveram na discussão e que suscitaram grande interesse dos parlamentares europeus presentes nesta reunião que serviu essencialmente para a apresentação e debate do programa da Presidência Portuguesa da UE na área do Mercado Interno e da Protecção dos Consumidores.

Sexta-feira, 20 de Julho 2007

Hasse Ferreira prepara Fórum Europeu de Serviço Sociais de Interesse Geral

Joel Hasse Ferreira reuniu esta semana com uma Delegação da Associação Internacional das Mutualidades (AIM) liderada por Rita Kessler, a coordenadora geral. A reunião destinou-se a analisar a participação de Delegações das Mutualidades de toda a Europa no Fórum sobre Serviços Sociais de Interesse Geral que se realiza em Outubro, em Lisboa. Este Fórum, promovido pela Presidência portuguesa da UE, na sequência da deliberação do Plenário do PE por proposta de Joel Hasse Ferreira, realizar-se-á no próximo dia 17 de Setembro. A Delegação demonstrou o elevado interesse da AIM em participar no Fórum, tendo sido debatidos as modalidades de intervenções e o enquadramento desta iniciativa na estratégia de consolidação e desenvolvimento do sector social em toda a Europa. Para Hasse Ferreira, "é fundamental garantir a presença de representantes das Mutualidades, na medida em que são um dos exemplos concretos da organização e gestão dos Serviços Sociais de Interesse Geral em diversos Estados europeus".

Sexta-feira, 20 de Julho 2007

sexta-feira, julho 13, 2007

Encontro Europeu de Deficientes com o apoio da Presidência Portuguesa

O eurodeputado Joel Hasse Ferreira participou na sessão de abertura do Encontro Europeu de Deficientes, realizado em Lisboa, com o apoio da Presidência Portuguesa da União Europeia. Intervieram também o Presidente do Fórum Europeu da Deficiência, o presidente da Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) e representantes do Governo.

Segundo Hasse Ferreira "o que visamos, realmente, é a igualdade de oportunidades em todos os domínios, e temos de estar conscientes de que 10% da população europeia tem uma deficiência, ou seja, cerca de 50 milhões de europeus, cujos interesses os delegados presentes representam e defendem. Não pode haver desculpas, economicistas ou pseudo-estéticas, que impeçam a utilização dos frutos da evolução tecnológica na prevenção das incomodidades provocadas pelas deficiências."

O eurodeputado socialista defendeu ainda que "apesar da legislação e dos regulamentos em vigor, a melhor comodidade e simples acessibilidade das pessoas com deficiência era, frequentemente, e ainda hoje é, embora menos, esquecida ou ignorada no desenho urbano e dos edifícios. No que se refere aos Serviços Sociais de Interesse Geral, englobando a Saúde, é claro que as pessoas com deficiências, têm que ser devidamente apoiadas e usufruírem de serviços com a maior qualidade possível".

Os exemplos dados, nas áreas urbanas e nos domínios fabris, sensibilizaram os participantes, oriundos de toda a Europa e portadores de diversos tipos de deficiências.

Sexta-feira, 13 de Julho 2007

Debate sobre flexigurança em Oeiras

Por iniciativa da Fundação Friederich Ebert e do Instituto Ruben Rolo, realizou-se em Oeiras um encontro de sindicalistas para debaterem a flexigurança.

No Painel inicial do debate sobre flexigurança, o eurodeputado Joel Hasse Ferreira apresentou as suas perspectivas sobre o assunto. Abordou as mutações económicas e tecnológicas, a aceleração da inovação, as mudanças dos sistemas de gestão e as novas formas de organização do trabalho. Referiu ainda a importância da formação profissional inicial de trabalhadores e a relevância da "aprendizagem ao longo da vida".

A propósito do funcionamento dos mercados de trabalho e da evolução das carreiras dos trabalhadores, referiu o recente Encontro do CEDEFOP, em Salónica, onde se aprofundou a necessidade de apoiar os trabalhadores na gestão das suas carreiras.

Segundo Joel Hasse Ferreira "é preciso ter em conta o esbatimento do conceito clássico do posto de trabalho. Como é preciso também analisar os factores sociais, culturais e políticos na resistência à mudança"

Intervieram também no Encontro, para além dos organizadores, o presidente da Federação Europeia dos Trabalhadores do Mar, Eduardo Chagas, o secretário-geral da UGT, João Proença e dois dirigentes sindicais espanhóis.

Sexta-feira, 13 de Julho 2007

sexta-feira, julho 06, 2007

Joel Hasse Ferreira na defesa de mais inclusão social na UE

Joel Hasse Ferreira participou na Conferência "As realidades Sociais das Regiões Europeias", organizada pela Plataforma Trans-regional Europeia para a Inclusão Social (RETIS). A RETIS é uma instituição política criada por poderes locais e regionais no sentido de contribuir para a construção de uma Europa Social. Esta instituição é reconhecida pela Comissão Europeia, no âmbito do trabalho realizado pela UE no combate à exclusão social.

O tema em destaque na Conferência foi a " nova realidade social europeia" que será um dos temas em discussão na próxima reunião do Conselho Europeu agendada para Outubro, sobre os auspícios da Presidência Portuguesa da UE. O eurodeputado socialista Joel Hasse Ferreira interveio no painel relativo à "inclusão social activa e serviços sociais e de saúde de interesse geral", como relator do Parlamento Europeu para os Serviços Sociais de Interesse Geral, pilar fundamental do Modelo Social Europeu.

Segundo Hasse Ferreira "um instrumento fundamental para o combate à exclusão social é o rendimento mínimo que garante um nível de vida aceitável ao trabalhador, e ao mesmo tempo a aposta nas qualificações profissionais da população activa o que permite a mudança do posto de trabalho que melhor satisfaça as suas necessidades e expectativas ".

O eurodeputado socialista referiu ainda que "o diálogo social, envolvendo os parceiros sociais, sindicatos, empresas e o poder político à mesma mesa é fundamental para aumentar os níveis de confiança na economia e para a satisfação dos deveres socais na União Europeia". No sentido de contribuir para o diálogo social europeu, Joel Hasse Ferreira referiu que a convocação do Fórum sobre Serviços Sociais de Interesse Geral, em 17 de Setembro em Lisboa, organizado pela Presidência Portuguesa da UE, após deliberação do PE com base no relatório da autoria do eurodeputado socialista, será certamente uma boa contribuição para o desenvolvimento do diálogo social que se pretende mais activo.

Sexta-feira, 6 de Julho 2007

Joel Hasse Ferreira faz balanço da Estratégia de Lisboa na área social

Joel Hasse Ferreira foi um dos oradores da Conferência "A Estratégia de Lisboa: Contrapeso Regulador ou Cavalo de Tróia da Globalização?" promovida pelo Instituto de Protecção Social Europeia (IPSE) em Lisboa.

O eurodeputado socialista Joel Hasse Ferreira foi um dos oradores no painel que abordou o tema da Solidariedade como valor que marca a identidade da UE. Referiu que "a Estratégia de Lisboa corresponde à consolidação não só do processo de competitividade europeia mas também da concretização dos valores da solidariedade interna à União". Afirmou ainda que "a agenda de Lisboa combina crescimento económico com solidariedade social, procurando alcançar objectivos nestas vertentes que são complementares, às quais se junta a vertente ambiental". Referiu, neste contexto, que"a Europa é a única região do mundo onde a união política se constrói não só pela integração económica mas também pelos mecanismos de solidariedade".

No mesmo painel intervieram Maria de Belém Roseira, ex-ministra da Saúde e da Igualdade de Género, actual Presidente das Mutualidades Portuguesas, o eurodeputado democrata-cristão húngaro Csaba Öry e a irlandesa Laura Dagg, secretária geral do movimento Europa.

Esta Conferência contou também com as intervenções de decisores políticos e empresariais, académicos, jornalistas e especialistas de assuntos sociais. O Ministro Vieira da Silva foi convidado para intervir na sessão de abertura, ao lado do Dr. Silva Lopes, Presidente do Montepio Geral e do Presidente do IPSE.

Sexta-feira, 6 de Julho 2007

Hasse Ferreira na Televisão France 24

Joel Hasse Ferreira debateu com os franceses Benoit Hamon, eurodeputado pelo Partido Socialista Europeu e Dominique Paillé, Secretário-geral adjunto da UMP e com Joachim Bitterlich, antigo conselheiro diplomático de Helmut Kohl aspectos essenciais da construção europeia, nomeadamente a presidência portuguesa, os equilíbrios orçamentais e a actuação do presidente Sarkozy na actual fase da construção europeia.

O debate no canal de televisão internacional France 24, transmitido em directo para todo o mundo francófono, abordou ainda a questão do futuro Tratado Europeu e as negociações com a Turquia tendo em vista a sua integração na União Europeia.

Hasse Ferreira defendeu a necessidade de se avançar para uma governação económica europeia e referiu a importância de articular as estratégias económicas europeias com a actuação do Banco Central Europeu, respeitando a sua independência. Mais referiu a absoluta determinação do governo português em cumprir o Pacto de Estabilidade e Crescimento em vigor, no plano europeu. No entanto, lembrou que, já anteriormente, os socialistas portugueses tinham sugerido uma alteração ao Pacto, que tivesse em conta a importância do investimento, nomeadamente no quadro dos objectivos da Estratégia de Lisboa.

Sexta-feira, 6 de Julho 2007

terça-feira, julho 03, 2007

A Europa Segundo Sarkozy


Debate sobre o papel de Nicolas
Sarkozy no processo de construção
da Constituição Europeia


Sylvain Attal convidou Joel Hasse Ferreira e Benoit Hamon, Deputados Europeus pelo Partido Socialista, Dominique Paillé, Secretário-geral adjunto da UMP e Joachim Bitterlich, antigo conselheiro diplomático de Helmut Kohl para um debate sobre o papel de Nicolas Sarkozy no processo de construção da Constituição Europeia.

Segunda-feira, 2 de Julho 2007