sexta-feira, março 30, 2007

Conferência organizada pelo IPRI sobre "Diversidade e Identidade Nacional na União Europeia"

O eurodeputado Joel Hasse Ferreira interveio na prestigiada Conferência organizada pelo IPRI (Instituto Português de Relações Internacionais/ Universidade Nova de Lisboa) com o apoio do Parlamento Europeu sobre "Diversidade e Identidade Nacional na União Europeia", evento organizado no âmbito da celebração dos 50 anos da assinatura do Tratado de Roma, documento embrionário das Comunidades Europeias, hoje União Europeia. A intervenção inseriu-se no debate "As identidades Multiculturais na União Europeia", no qual participou também a eurodeputada Maria Assunção Esteves. O debate foi moderado pelo Dr. Carlos Gaspar, presidente do IPRI.

Esta Conferência contou com a participação de investigadores e de responsáveis pelo desenvolvimento de políticas públicas, que abordaram temas como o multiculturalismo e a cidadania, modelos de integração das instituições políticas, os partidos e a democracia em sociedades multiculturais, migrações e as expressões de populismo na Europa, a situação das populações muçulmanas, a política europeia e a islamofobia e ainda identidades multiculturais. Este evento foi encerrado pelo Magnífico Reitor da Universidade de Lisboa, o Professor Doutor António Rendas e contou com a participação do Dr. Rui Marques, Alto-comissário para a Imigração e Minorias Étnicas.

Segundo Joel Hasse Ferreira "A compreensão das diferentes culturas, a criação de identidades multiculturais são decisivas para a construção europeia, e não se pode limitar a unidade da UE à simples integração monetária e coordenação financeira".

Sexta-feira, 30 de Março de 2007