quinta-feira, março 15, 2007

Parlamento Europeu pronuncia-se na defesa da actividade dos Serviços Sociais de Interesse Geral

Após vários meses marcados por um complexo processo de negociação no Parlamento Europeu e por debates e contactos promovidos por Joel Hasse Ferreira com diversas organizações sociais á escala europeia, incluindo Portugal, o relatório sobre os SSIG foi um dos temas em destaque na sessão plenária do PE em Estrasburgo, tendo sido aprovado por uma muito significativa maioria hoje, 14 de Março.

Com o resultado positivo obtido em comissão parlamentar do Emprego Assuntos Sociais no passado dia 1 de Março (34 votos a favor, 5 abstenções e 1 voto contra), foi agora a vez de todos os eurodeputados dos 27 Estados-membros se pronunciarem sobre o relatório de Joel Hasse Ferreira relativo aos SSIG. O voto em comissão parlamentar englobou pequenas alterações ao texto inicialmente proposto e não foi depois alterado com o voto em Plenário, mantendo assim a linha inicialmente proposta pelo relator.

A proposta do deputado socialista recomenda uma maior clarificação e segurança jurídica neste domínio na UE, a clarificação das regras de financiamento destes serviços e da sua relação com as autarquias e as regiões. O estatuto destas organizações, a garantia da qualidade dos serviços prestados, o encorajamento à formação profissional e aperfeiçoamento dos trabalhadores remunerados e voluntários são também aspectos relevantes do Relatório aprovado.

A convocação de um Fórum Europeu, animado pelo PE, envolvendo também a Comissão, o Conselho e as organizações sociais, é outra matéria que caracteriza a linha geral do documento e que gerou apoio de uma significativa maioria dos parlamentares europeus.

Numa área fundamental para o Modelo Social Europeu, segundo Joel Hasse Ferreira, "o voto favorável com uma maioria esclarecedora no PE serviu mais do que nunca para evidenciar a importância desta actividade para garantir a coesão social em toda a UE e para concretizar no terreno a vertente social da Estratégia de Lisboa."








Sexta-feira 16 de Março de 2007