segunda-feira, abril 13, 2009

Projecto NaturalHY

Em Bruxelas, nas instalações do Parlamento Europeu, o eurodeputado Joel Hasse Ferreira abriu o debate na apresentação do projecto NaturalHY para o qual tinha sido convidado pelo presidente do Instituto de Soldadura e Qualidade.
Joel Hasse Ferreira suscitou as questões do efeito do avanço deste projecto nos cenários energéticos europeus, preparados quer pelo Painel Científico e Tecnológico do Parlamento Europeu quer pela Comissão Europeia, com horizontes a várias décadas.
O eurodeputado referiu ainda a importância da análise do efeito deste projecto nos edifícios e nas zonas urbanas, no que respeita à melhoria da eficiência e da eficácia energética.
Na apresentação foi referida a importância da preparação para a chamada "economia do hidrogénio", bem como a colaboração em desenvolvimento com cientistas e técnicos americanos e asiáticos.
No início, Carlos Saraiva, pela Comissão Europeia, enquadrou o projecto no Programa -Quadro da União Europeia, enquanto o Dr. Nigel Mortimer, da Universidade britânica de Loughborough apresentou o projecto no seu conjunto, nomeadamente a utilização do hidrogénio na distribuição do gás natural.
O debate evoluiu para a discussão da segurança no abastecimento, para a redacção das emissões de CO2 e as transferências no mapa energético europeu.