segunda-feira, abril 20, 2009

Joel Hasse Ferreira na abertura da Conferência Ministerial promovida pela Presidência Checa da UE sobre Serviços Sociais

O eurodeputado Joel Hasse Ferreira é um dos convidados para intervir na sessão de abertura da Conferência Ministerial sobre Serviços Sociais organizada e promovida pela Presidência Checa da União Europeia. O eurodeputado socialista intervirá em representação do Parlamento Europeu, como membro efectivo da comissão parlamentar do Emprego e Assuntos Sociais e também no seguimento do relevante trabalho efectuado no seu Relatório sobre Serviços Sociais de Interesse Geral. Relembra-se que o seu Relatório foi aprovado por maioria significativa no Parlamento Europeu em Março de 2007.
A Conferência tem como objectivo promover o debate sobre Serviços Sociais, numa óptica da sua contribuição para mobilização de emprego e do papel relevante destes serviços para o fortalecimento da coesão social na Europa.
Na opinião de Joel Hasse Ferreira "trata-se de uma iniciativa relevante, não só porque dá seguimento ao relevante trabalho realizado nos dois Fóruns Europeus sobre SSIG, mas também, atendendo à grave crise financeira e económica que a Europa que contribui para a exclusão social de um número significativo de europeus. A contribuição não só de decisores políticos, mas também de representantes das Mutualidades e das organizações sociais europeias, sendo um dos exemplos concretos da organização e gestão dos Serviços Sociais em diversos Estados europeus, será certamente importante atendendo à contribuição destes serviços para o reforço da coesão social, envolvendo activamente pessoas excluídas do mercado de trabalho. Perante a actual conjuntura, este debate reveste-se de especial importância ".
A Conferência vai contar com a participação entre outros, do Ministro Checo Petr Necas, em representação da Presidência Checa do Conselho Europeu, de Vladimir Spidla, Comissário Europeu para o Emprego e Assuntos Sociais, e de Martin Hirsh, Alto Comissário Francês para a Solidariedade Activa contra a pobreza. Entre a lista de participantes, estarão presentes representações das mais importantes Organizações Sociais Europeias, de organizações sociais dos diferentes Estados-membros representantes do movimento Sindical Europeu e das suas estruturas empresariais, juristas, peritos e especialistas académicos com o objectivo de contribuir para orientar a forma como o processo legislativo europeu deve ser conduzido.
Sob os auspícios da Presidência Checa da UE, a Conferência terá lugar em Praga, República Checa, durante os próximos dias 22 e 23 de Abril de 2009.