quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Hasse Ferreira interpela Comissão Europeia sobre casos de discriminação de trabalhadores portugueses no Reino Unido

O eurodeputado socialista Joel Hasse Ferreira interpelou hoje a Comissão Europeia sobre os recentes incidentes no Reino Unido, envolvendo trabalhadores britânicos e que "constituem uma tentativa de discriminação de trabalhadores, portugueses e de outros Estados-membros".
Numa interpelação escrita enviada ao executivo comunitário, o Deputado denuncia a situação considerando que evidencia "comportamentos com traços anti-europeus preocupantes". "As formas como os manifestantes se referem aos trabalhadores portugueses e outros europeus são inaceitáveis".
Hasse Ferreira questiona a Comissão Europeia liderada por Durão Barroso sobre a possibilidade de desencadear diligências para garantir o respeito pela livre circulação de trabalhadores.
"Pensa a Comissão Europeia, neste caso do investimento das empresas Total e IREM em Lindsey, no leste da Inglaterra, desencadear as diligências necessárias para garantir não só o completo respeito pelas normas europeias de circulação de trabalhadores em vigor ou já as terá mesmo iniciado em contacto com o Governo Britânico?", questiona o Deputado socialista.
O Deputado também interpelou, por escrito, o Conselho e a Presidência Checa da UE sobre o assunto. "Neste contexto, perguntamos, podemos contar com a Presidência Checa da União Europeia para acompanhar este processo? Que garantias suplementares de que as regras europeias relativas à circulação de trabalhadores e os princípios de solidariedade e coesão social europeia serão respeitados?"