sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Hasse Ferreira com os Consumidores da Bulgária e na Câmara de Sofia

Joel Hasse Ferreira e outros eurodeputados membros da delegação parlamentar europeia reuniram com diferentes organizações de consumidores búlgaros e apresentaram, em conferência de imprensa os seus objectivos e a análise feita aos problemas que detectaram na Bulgária, no domínio do mercado interno europeu e da protecção dos consumidores.
Na reunião com as organizações de consumidores, Joel Hasse Ferreira explicou que, nas Directivas relativas aos direitos dos consumidores, a posição da Comissão Europeia e do Conselho Europeu tem sido habitualmente em favor da harmonização do prazo de 15 dias para a desistência/retratação face aos contratos celebrados, o que o Parlamento tem apoiado.
Em qualquer caso, referiu o eurodeputado português, por exemplo, na Directiva de Time-sharing e Clube de Férias, foram introduzidos pelo Parlamento mais dois períodos de retratação para diferentes graus de incumprimento por parte das empresas vendedoras dos serviços.
Também referiu o eurodeputado Hasse Ferreira a medida sobre as línguas adoptadas na Directiva Time-sharing e Clubes de Férias, obrigando à existência de versões do contrato nas línguas do comprador, da empresa vendedora e do Estado onde o negócio é celebrado. Igualmente, foram estabelecidas na Directiva diversas regras a serem obrigatoriamente incluídas em todos os contratos, em qualquer país da União onde sejam celebrados.
Joel Hasse Ferreira e os outros eurodeputados foram recebidos, ulteriormente na Câmara Municipal da capital, pelo presidente e pelo vice – presidente da Câmara de Sofia, onde debateram nomeadamente aspectos ligados aos financiamentos por fundos europeus de infra-estruturas na zona urbana de Sofia.
Antes de terminar a visita à Bulgária, Joel Hasse Ferreira deu uma entrevista à Televisão Búlgara dos Balcãs, na qual fez a análise da relevância da construção do mercado interno, os avanços que deve haver na protecção dos consumidores, no âmbito do processo de aprofundamento da unidade europeia.