sexta-feira, junho 06, 2008

Joel Hasse Ferreira em defesa de um mercado laboral europeu mais justo

Joel Hasse Ferreira interveio na Conferência "Alcançar objectivos nas políticas laborais – boas práticas para fazer frente a desafios futuros", uma iniciativa organizada pela Câmara de Trabalho Austríaca em Bruxelas.
O objectivo com este evento foi de dar a conhecer o resultado de um estudo efectuado pela Câmara de Trabalho Austríaca em que comparou as boas práticas usadas por alguns Estados-membros no âmbito do seu mercado de trabalho. O debate também foi marcado pela discussão em torno do termo flexigurança, no âmbito de mercados cada vez mais globalizados, tendo sido também abordadas diferentes soluções financeiras para que seja possível, aos Estados da União, a implementação dessas práticas e políticas de emprego.
Para Joel Hasse Ferreira "a UE tem que promover uma relação diferente entre Estados-membros, o Banco Central Europeu, o ECOFIN e o Conselho de Ministros da Economia e Finanças no sentido de uma maior supervisão para que seja possível alcançar os objectivos de Lisboa". O eurodeputado socialista é também da opinião que "não podemos usar a flexigurança como solução para todos os problemas nos mercados de trabalho europeus", defendendo que será também necessário "dar prioridade à maior integração das mulheres no mercado de trabalho e dos imigrantes que cada vez mais fazem as economias europeias mais fortes".
A Conferência contou também com as intervenções da Eurodeputada alemã Gabriele Zimmer, de representantes da Comissão Europeia para a área do emprego, de representantes dos sindicatos e do sector privado.