sábado, junho 28, 2008

Conferência-Debate na Junta de Freguesia da Charneca da Caparica

Organizado pela Junta de Freguesia da Charneca da Caparica realizou-se uma Conferência-Debate sobre "Educação e Formação, Emprego e Desenvolvimento". Moderou o debate o secretário-coordenador da secção socialista da Charneca da Caparica e foram intervenientes o eurodeputado Joel Hasse Ferreira e o Director Regional de Educação José Joaquim Courinha Leitão.
Joel Hasse Ferreira desenvolveu a sua intervenção em torno da articulação entre formação profissional e desenvolvimento económico e social, explicando um pouco da realidade europeia e dos mecanismos que o Parlamento Europeu tem apresentado para dar resposta aos problemas de mobilidade profissional ainda existentes na UE.
O eurodeputado socialista focou a importância para o sector do relatório Mantovani, aprovado no Parlamento Europeu, o qual permite integrar, através de um sistema de referência europeu, as qualificações obtidas na vida e na formação profissional com os diplomas obtidos no sistema escolar, dando como exemplo de sucesso o Programa Erasmus.
Segundo Hasse Ferreira "é indispensável a articulação entre educação e emprego, entre formação e desenvolvimento no plano nacional e europeu", para isso afirma o eurodeputado, "o espaço europeu da educação deve ser desenvolvido através da promoção da mobilidade geográfica e profissional, como o Conselho Europeu aliás tem referido. Para assegurar a eficiência e para extrair benefícios da mobilidade profissional e académica do espaço da UE é absolutamente necessário trabalhar mais eficazmente na implementação do Quadro Europeu de Qualificações e na sua articulação com o Sistema Europeu de Créditos para a Educação e Formação Profissional que será o seu complemento".
Sublinhou ainda neste contexto o papel do Secretário de Estado Jorge Pedreira, durante a Presidência Portuguesa da UE, na negociação do texto definitivo do Relatório Mantovani, entre o Conselho e o Parlamento Europeu.
A mobilidade dos profissionais qualificados recebeu ainda um novo impulso com a Directiva sobre as equivalências profissionais em seis profissões da saúde e na arquitectura.
E estes aspectos de circulação mais facilitada dos profissionais são decisivos para a gradual integração dos mercados europeus de trabalho e também para concretização das vertentes social e económica da Estratégia de Lisboa.