quarta-feira, junho 18, 2008

Doze propostas para o Programa Eleitoral Socialista Europeu

Joel Hasse Ferreira apresentou doze propostas para o Programa Socialista Europeu a apresentar nas próximas eleições de Junho de 2009.
Essas doze propostas concretizam um conjunto de sugestões apresentadas em Setúbal, na Estalagem do Sado, em Abril último e corresponderam a uma solicitação feita, depois dessa Conferência subordinada ao tema "A Europa e o Mundo".
Alguns dos temas essenciais dizem respeito à necessidade de :
1. Modificar a estratégia europeia, no domínio do comércio externo, vincando uma posição mais forte e decidida, prevenindo e combatendo o chamado dumping social e ambiental e exigindo critérios de qualidade para produtos e serviços importados, assentes em padrões europeus.
2. Estabelecer uma completa e clara distinção entre os diferentes tipos de utilização de bio carburantes. Os que disseminam a fome e liquidam as exploram agropecuárias e os que utilizam resíduos de produções agrícolas ou novas plantações em áreas abandonadas. São as diferenças entre as estratégias de George W. Bush e as de Carlos Minc. E por aqui passou o erro energético de Durão.
3. Desenvolver a cooperação, associando outros espaços regionais do mundo. Associar outras regiões do mundo ao aprofundamento do estudo e da monitorização dos cenários energéticos na UE e no mundo.
4. Combater os dramáticos erros e os efeitos da política militar e externa de Bush filho (do pai), ganhando também mais autonomia face aos EUA, desenvolvendo uma cooperação inteligente e mais sofisticada com uma possível Administração democrática, dialogando e negociando com clareza com o sul do mundo.
5. Apoiar o desenvolvimento das energias renováveis no sul do mundo.
6. Alargar a filosofia dos programas tipo Erasmus a asiáticos, africanos e latino americanos
7. Explicar a concepção e o interesse dos Serviços Sociais de Interesse Geral e dos sistemas de protecção e inclusão social, pedras essenciais do modelo social europeu
8. Apoiar a formação e o melhor conhecimento na área do eficaz funcionamento dos Serviços Públicos, com garantias de qualidade, acessibilidade e isenção.
9. Apoiar à formação sindical
10. Cooperação militar e paramilitar para a paz e segurança
11. Aprofundar o mais efectivo diálogo interparlamentar
12. Apoiar projectos e formação nos domínios do Desenvolvimento regional, do combate às desigualdades sociais e na promoção do desenvolvimento sustentável