quarta-feira, junho 25, 2008

Hasse Ferreira em defesa de uma "Europa Social"

Joel Hasse Ferreira interveio esta semana na Conferência "Juntos por uma Europa Social", organizada e promovida pela SOLIDAR e pela Casa da Europa de Paris.
O eurodeputado socialista, relator do Parlamento Europeu para os Serviços Sociais de Interesse Geral, integrou o painel relativo aos Serviços de Interesse Geral e apresentou o seu ponto de vista sobre os últimos desenvolvimentos do debate europeu em torno destes serviços, tendo em conta também os textos do Tratado de Lisboa, do Protocolo anexo sobre Serviços de Interesse Geral e da Carta dos Direitos Fundamentais.
Segundo Hasse Ferreira " Os Serviços Sociais de Interesse Geral têm uma enorme importância no âmbito da União Europeia e esta deverá utilizar a oportunidade aberta pelo Tratado de Lisboa e pelo Protocolo sobre SIG que ele integra, com um valor jurídico idêntico ao do Tratado" sendo da opinião que o impasse que hoje a UE vive relativamente à ratificação do Tratado "em nada favorece a construção de uma Europa mais Social e mais próxima do cidadão". A concluir insistiu sobre a necessidade de clarificação jurídica do papel dos SSIG e referiu a importância de os candidatos ao Parlamento Europeu no próximo ano, clarificarem as suas posições em termos de defesa de serviços públicos, dos SIG e dos SSIG.
Esta Conferência de Alto Nível, reuniu eurodeputados, representantes de organizações sociais de toda a Europa, com particular relevo para a França, Alemanha e o Reino Unido e da Confederação Europeia de Sindicatos.
Na sessão de abertura, o vice-presidente da Câmara de Paris Pierre Schapira saudou todos os intervenientes, participantes e organizadores. Além de Hasse Ferreira, os representantes da Liga Francesa da Educação, o presidente e o secretário-geral da organização SOLIDAR proferiram também intervenções.