segunda-feira, outubro 08, 2007

Joel Hasse Ferreira representa o Parlamento Europeu no Dia Mundial da Habitação Social promovido pelas Nações Unidas

Por iniciativa das Nações Unidas em todo o mundo comemora-se, o Dia Mundial do Habitat. A crescente urbanização das populações (com cerca de mil milhões de pessoas, em todo o mundo, a viverem em bairros degradados), o agravamento das rupturas sócio-urbanísticas, as questões do ambiente urbano, da segurança e da sustentabilidade dos territórios são temáticas presentes, e prementes, quer na agenda nacional quer na agenda internacional, nomeadamente, ao nível Europeu com a adopção da Estratégia Temática sobre Ambiente Urbano, apresentada pela Comissão Europeia, e com a forte dimensão urbana assumida no novo período de programação dos fundos europeus (2007-2013).

Joel Hasse Ferreira esteve na mesa de abertura desta Conferência, em representação do Parlamento Europeu, e interveio sobre o Impacto das Políticas Comunitárias nas Políticas de Habitação dos Estados Membros e sobre os últimos desenvolvimentos no âmbito da habitação no seio do Parlamento Europeu.

Segundo o eurodeputado socialista " O Parlamento Europeu tem tido uma positiva intervenção, no domínio da habitação social, decisiva em casos recentes e as plataformas de coordenação da habitação social são também muito activas no plano da União Europeia. Joel Hasse Ferreira é da opinião de que " mercado em estado dito puro, não resolve por si só os problemas da habitação" afirmando que "no fundo, no domínio da habitação também, é importante entendermos a necessidade de concretizar o modelo social europeu e de aplicar a estratégia de Lisboa na sua tríplice versão económica, social e ambiental".

A sessão de abertura contou também com as intervenções do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e Cidades, o Prof. João Ferrão, que abordou a problemática da Habitação e do desenvolvimento de Políticas Sociais de Habitação em Portugal e do alto representante da Agência das Nações Unidas para o Habitat.

Esta iniciativa realizada na Assembleia da República, integrou-se no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, promoveu a discussão e reflexão sobre a problemática da Habitação e do desenvolvimento de Políticas Sociais de Habitação em Portugal e na Europa.

Sexta-feira, 05 de Outubro 2007