sexta-feira, abril 20, 2007

Joel Hasse Ferreira integra delegação da UE a Moscovo

Joel Hasse Ferreira esteve esta semana em Moscovo, entre outras iniciativas, para estudar o novo acordo de Parceria e Cooperação entre a UE e a Federação Russa. O eurodeputado socialista como membro do grupo de trabalho que estuda esta matéria, no âmbito da Comissão Parlamentar de Cooperação UE-Rússia teve oportunidade de seguir os últimos desenvolvimentos deste acordo que substitui o anterior que se encontrava em vigor desde 1997 e que tem sido a base legal das relações entre a UE e a Rússia

Em muitas das suas resoluções o Parlamento Europeu tem referido a importância de uma maior democratização por parte da Rússia, maior liberdade de imprensa e mais respeito pelas organizações não governamentais. Neste domínio, o diálogo com os parlamentares russos foi profundo e alargado e permitiu, de viva voz, esclarecer divergências e trabalhar sobre as convergências existentes. Todas estas reuniões, foram complementadas, por encontros com membros de sectores críticos ou mesmo de sectores democráticos das oposições.

Além de neste grupo de trabalho ter sido abordada a nova parceria, outro ponto da ordem do dia, com enorme interesse para a UE, foi a segurança no fornecimento de energia. O Parlamento Europeu chegou à conclusão que é necessário ultrapassar as recentes disputas sobre os preços de gás entre a Rússia e os seus vizinhos, que revelam a vulnerabilidade do fornecimento e distribuição de energia, e se encontram muito ligadas à política externa e de segurança.

A questão do acesso da Rússia à organização mundial do Comércio, a renovação radical e profunda da marinha russa, as questões relacionadas com as fronteiras meridionais (Cáucaso e Ásia Central), as criticas à Rússia produzidas pelo Conselho da Europa, bem como os mísseis americanos na Europa foram alguns dos pontos abordados, com clareza e abertura de espírito. È de referir que até a possível aceitação futura da Rússia na União Europeia foi debatida.

Sexta-feira, 13 de Abril de 2007