quinta-feira, janeiro 08, 2009

Joel Hasse Ferreira defende normalização do abastecimento de gás natural à Europa

O eurodeputado Joel Hasse Ferreira, participou esta semana na reunião de urgência (extraordinária) da Comissão Parlamentar conjunta UE-Rússia para debater e encontrar uma solução para a interrupção do transporte de gás natural russo através dos gasodutos da Ucrânia.
O eurodeputado socialista, em declarações à SIC notícias, defendeu que "é fundamental e urgente o restabelecimento da normalidade de abastecimento de gás, cuja interrupção está a afectar directamente centenas de milhões de europeus e numerosas empresas em boa parte dos Estados-membros".
Joel Hasse Ferreira é da opinião de que o acordo dado pela Rússia e pela Ucrânia para o envio de um grupo independente de técnicos e observadores da UE ao terreno para monitorizar o transporte de gás natural da Rússia, através dos gasodutos da Ucrânia "é uma excelente notícia" defendendo "que o envio deste grupo de trabalho deverá ser feito o mais célere possível, tendo em vista garantir o fornecimento de gás que, neste momento, tanta falta faz a certas regiões europeias para fazer face às difíceis condições atmosféricas criadas por um Inverno especialmente rigoroso".
Mas, para o eurodeputado Hasse Ferreira, "estrategicamente importante é o avanço dos projectos e da execução dos gasodutos "North Stream" ligando directamente a Rússia à Alemanha pelo mar Báltico que poderá ter um papel relevante na garantia dos fornecimentos à Europa. Está também a avançar o projecto do "South Stream", oriundo da costa do Mar Negro e que atravessando os Balcãs, estabelecerá as ligações à Áustria e à Europa Central. E, com participação turca, desenvolve-se o projecto Nabucco, o qual está destinado a efectuar o transporte de energia da Ásia Central, do Cáucaso e do médio oriente para os Balcãs e Europa Central com ligações à Itália e à Grécia".