sábado, agosto 30, 2008

Hasse Ferreira comenta situação na Geórgia na Rádio France Internacional


Joel Hasse Ferreira, na qualidade de membro da Comissão Parlamentar de Cooperação União Europeia-Rússia, comentou esta semana a situação actualmente vivida na Geórgia, para os ouvintes portugueses, residentes em França.
O eurodeputado socialista lamentou com preocupação os recentes desenvolvimentos da situação na Geórgia, mas acredita que venha a ser possível chegar-se a uma solução devidamente negociada com ambas as partes.
Hasse Ferreira lembrou que a decisão tomada pelas autoridades russas de reconhecerem a independência da Abkázia e da Ossétia do Sul se inspira parcialmente no precedente da independência do Kosovo, aliás ainda não reconhecida por Portugal. O desencadear das operações pelos dirigentes georgianos, eventualmente encorajados por sectores da Administração Bush acabou por se revelar contraproducente para o objectivo de restabelecer o controlo político e militar de todo o território da República da Geórgia.
Referiu o eurodeputado ainda que a intervenção do Presidente Sarkozy , como Presidente do Conselho Europeu foi pronta e eficaz no estabelecimento do acordo de cessar-fogo, embora tenha deixado de fora os apectos precisos da solução a médio prazo, o que se compreenderá, dada a urgência na cessação de operações militares.
Interessa assim que a União Europeia desempenhe um papel construtivo no estabelecimento da paz e da segurança na região do Cáucaso, no respeito pelo direito internacional e pela vontade dos povos da região. A Geórgia terá todo o direito de vir a entrar na União Europeia e na NATO. E as relações da União Europeia com a Rússia deverão passar pela clarificação dos termos da parceria existente, a qual deve contribuir para o reforço da paz e da estabilidade na região e para ajudar ar o seu desenvolvimento económico bem como a uma maior democratização das sociedades e das instituições dos vários Estados em presença.