Joel Hasse Ferreira e mais 4 eurodeputados de outros Grupos políticos defenderam esta semana a proclamação de "2011, Ano Europeu do Voluntariado" e anunciaram, em conferência de imprensa, que conseguiram obter 454 assinaturas de Deputados em apoio a uma Declaração escrita que insta a CE, e restantes instituições da UE, a proclamar "2011, Ano Europeu do Voluntariado". O documento, subscrito pelos 24 eurodeputados portugueses, tem também o apoio de organizações como o Centro Europeu de Voluntariado, o Fórum Europeu de Juventude, a Associação das Organizações de Serviço Voluntário, a Organização Mundial do Movimento Escutista, o Gabinete Europeu da Cruz Vermelha, da Solidar e da Caritas Europa, entre outras. Os promotores da iniciativa pretendem homenagear e valorizar o trabalho dos milhões de europeus que exercem uma actividade de voluntariado e apelar ao apoio das instituições da UE para este sector económico e social. Na conferência de imprensa, Hasse Ferreira sublinhou a importância do trabalho voluntário na UE. "Como relator do PE para o dossier dos Serviços Sociais de Interesse Geral, tive a oportunidade de constatar, em vários países europeus, a forma como os voluntários contribuem e cooperam para atingir os objectivos das organizações sociais". Também esta semana, Hasse Ferreira interveio no debate, na Comissão do Mercado Interno, sobre "Contratos pré-comerciais: promover a inovação para garantir serviços públicos sustentáveis de alta qualidade na Europa", matéria em que é responsável pelo Grupo do PSE no PE. "Há no espaço europeu uma necessidade de estimular a inovação no âmbito dos contratos públicos ao mesmo tempo que é necessário melhorar a qualidade e eficiência dos serviços", afirmou o Deputado que prepara propostas para salvaguardar o interesse público nesta área.
sábado, julho 19, 2008
sexta-feira, julho 18, 2008
"A importância das energias renováveis no actual contexto mundial"
O Partido Socialista - Barreiro, promoveu no dia 12 de Julho, pelas 21h30 , no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, um debate sobre "A importância das energias renováveis no actual contexto mundial". Os oradores foram o Deputado Hasse Ferreira e o biólogo Augusto Baptista. Pedro Mateus, líder da concelhia, moderou a sessão. Hasse Ferreira esclareceu os participantes sobre o debate europeu nesta matéria e sobre os projectos em que participa no PE directamente relacionados com o desenvolvimento da investigação na área das energias renováveis.
sábado, julho 12, 2008
Declaração para "proclamação do ano 2011 como Ano Europeu do Voluntariado" aprovada no PE
O eurodeputado Joel Hasse Ferreira viu esta semana ser aprovada a declaração escrita, por si promovida, em conjunto com 4 eurodeputados dos outros principais grupos políticos no PE. Hasse Ferreira é um dos iniciadores do movimento que tem, através da proclamação de 2011 como o Ano Europeu do Voluntariado, o objectivo de consciencializar de forma mais alargada a importância dos assuntos relacionados com o trabalho voluntário. "Hoje em dia, a maioria dos problemas sociais necessitam do apoio do voluntariado. Temos hoje na Europa mais de 100 milhões de europeus que fazem trabalho voluntário, devemos encorajar todas estas pessoas e as organizações onde trabalham. Dedicar um ano europeu para esta causa nobre é um bom ponto de partida para esse encorajamento", declarou Hasse Ferreira após o anúncio oficial emitido pelo Presidente do Parlamento Europeu em sessão plenária em Estrasburgo.
Agora cabe ao Conselho Europeu e à Comissão Europeia decidir sobre esta matéria, contando já com o apoio de mais de 420 eurodeputados de todos os grupos políticos com assento no PE, oriundos dos 27 Estados-membros. O eurodeputado socialista português estará na conferência de Imprensa, subordinada a este tema, no próximo dia 16 de Julho pelas 11h30 no Parlamento Europeu em Bruxelas.
Hasse Ferreira defende coordenação dos sistemas de segurança social na UE
O Deputado Joel Hasse Ferreira defendeu esta semana a necessidade de os Estados-membros da União Europeia aprofundarem a coordenação dos sistemas de segurança social. "É necessário coordenar a segurança social no plano europeu", afirmou no debate em plenário do PE sobre este assunto. "Diria ainda que esta coordenação irá certamente, a par com o mais aprofundado conhecimento mútuo dos diferentes sistemas de segurança social. Esse melhor conhecimento dos sistemas de outros Estados-membros, que conduzirá certamente a aperfeiçoamentos em cada Estado, a bem de centenas de milhões de europeias e europeus que beneficiam e devem beneficiar dos sistemas de segurança social, hoje melhor coordenados, amanhã harmonizados, um dia talvez integrados", sublinhou. O eurodeputado socialista lembrou ainda a "necessidade absoluta de garantir a flexibilidade de passagem de um sistema nacional para outro, não só na vertente pública como nos sistemas privados e mutualistas. Essa flexibilidade contribuirá para a maior mobilidade e possibilidade de circulação dos trabalhadores".
Hasse Ferreira mencionou igualmente outra prioridade do Grupo do Partido Socialista Europeu nesta matéria. "É importante avançar-se no sentido de agregação das verbas descontadas nos diferentes Estados-membros. Como é importante a garantia de que o sistema de coordenação da segurança social nunca conduza a uma redução dos direitos dos cidadãos mas sim ao seu reforço".
Hasse Ferreira mencionou igualmente outra prioridade do Grupo do Partido Socialista Europeu nesta matéria. "É importante avançar-se no sentido de agregação das verbas descontadas nos diferentes Estados-membros. Como é importante a garantia de que o sistema de coordenação da segurança social nunca conduza a uma redução dos direitos dos cidadãos mas sim ao seu reforço".
terça-feira, julho 01, 2008
Joel Hasse Ferreira, relator do PSE para "A promoção da inovação para garantir serviços públicos sustentáveis de alta qualidade na Europa"
Joel Hasse Ferreira foi nomeado relator do Grupo do PSE para a Comunicação da CE sobre "Contratos pré-comerciais: promover a inovação para garantir serviços públicos sustentáveis de alta qualidade na Europa". O sector público da UE enfrenta actualmente desafios sociais, ambientais e económicos importantes. A resposta a estes desafios exige novas e melhores soluções, sendo necessário novos equipamentos e tecnologias. Ao desenvolver estratégias para o futuro que prevejam contratos de Investigação e Desenvolvimento (pré-comerciais), o sector público poderá produzir um impacto significativo na eficiência e eficácia dos serviços públicos. Neste contexto, a CE apresenta um conjunto de propostas de soluções através da sua Comunicação que será objecto de debate e deliberação do PE. Segundo Hasse Ferreira "num mundo concorrencial e globalizado, há que reformular o papel do sector público enquanto beneficiário e precursor da inovação e desenvolvimento" adiantando que "tudo vai fazer para garantir a salvaguarda do interesse público no Relatório final do Parlamento Europeu."
Subscrever:
Mensagens (Atom)